O realismo social de Courbet. Notas sobre as interfaces entre a pintura e fotografia na pesquisa histórica / The Social Realism of Courbet: Notes on the interface between painting and photography in historical research
Resumo
Este artigo discute os sentidos das representações imagéticas da exploração do trabalho, expressas em algumas telas de Gustave Courbet (1819-1877), considerado mentor do “realismo social” – movimento estético que se propôs a reproduzir a “imagem fiel” do mundo visível. Aliás, uma “proeza” ou feito também atribuído aos registros fotográficos, em meados do século XIX.
Palavras-chave
Pintura. Fotografia. Realismo social. Pesquisa histórica.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – câmpus de Assis
Faculdade de Ciências e Letras
Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap)
Av. Dom Antônio, 2100 - Parque Universitário
CEP: 19.806-900 - Assis - SP - Brasil
Telefone: (18) 3302-5835
Website: https://www.assis.unesp.br/#!/pesquisa/cedap
e-mail: patrimonioememoria.assis@unesp.br